Apelo da Fox Sports ao espectador é um abuso

Postado em Atualizado em

A Fox Sports prometeu exibir a Libertadores sem ter ainda fechado acordo com as operadoras para isso. Este é o aspecto mais grave, a meu ver, do atual impasse que está privando a maior parte dos assinantes de TV paga no Brasil de ver partidas do torneio.

A emissora resolveu apelar para a paixão do torcedor, conclamando-o a cobrar de sua operadora uma solução para o problema. “Ligue e peça”, orientou o narrador João Guilherme. Fala sério! É golpe baixo transferir o problema da emissora para o espectador. Como disse José Trajano, da ESPN, trata-se de  briga de cachorro grande, que envolve grandes conglomerados de comunicação, brasileiros e estrangeiros.

Mas vejo algo de positivo neste episódio.

Se ainda não tinha percebido, me parece agora impossível não notar que, no negócio bilionário em que se transformou o futebol, o torcedor-espectador é um consumidor com muito poucos direitos no Brasil.

A chegada da Fox Sports ao país é positiva por aumentar a concorrência e a diversidade na cobertura de esportes na televisão, mas o modelo que hoje impera, de venda e compra de direitos “exclusivos”, deixa o espectador sempre refém.

É refém, primeiro, de quem compra um determinado torneio e o exibe como e quando quiser. E é refém, depois, das emissoras concorrentes, que se desinteressam dos eventos que não podem exibir.

Diferentemente de outras mercadorias e serviços, cujos preços e qualidade são influenciados pela concorrência, o esporte exibido com “exclusividade” não estimula uma emissora a melhorar sua transmissão, por exemplo.

Não sei qual é a solução para este problema complicado e de alcance planetário, por sinal. Mas sei que, neste quadro, o pedido da Fox Sports para que o espectador interceda junto às operadoras com o objetivo de ver os jogos do seu time na Libertadores é um abuso.

Blog do Mauricio Stycer (UOL)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s