Twitter comemora 6 anos com 500 milhões de usuários

Postado em

No dia 21 de março de 2006, o co-fundador do Twitter, Jack Dorsey, postava no microblog: “just setting up my twttr”. Quando os fundadores criaram a rede, não faziam ideia até onde o Twitter chegaria, conquistando milhões de pessoas ao redor do mundo. E ainda não sabem, pois tudo indica que a rede social não vai parar de crescer e adquirir cada dia mais fãs. O sucesso é tanto que a palavra “tuitar” já está presente no dicionário.

Hoje, depois de seis anos no ar, o microblog atingiu a marca de aproximadamente 500 milhões de usuários no mundo. Em pouquíssimo tempo, o Twitter se tornou um lugar na rede para trocar informações, seguir pessoas e saber das últimas novidades de quem seguimos. Celebridades e fãs se sentem cada vez mais próximos através dos retweets e outras possibilidades da rede.

Rapidez na informação

As pequenas mensagens de 140 caracteres são atualizadas tão rapidamente que, em alguns casos, o Twitter foi responsável por “furar” a própria imprensa. Foi o caso damorte de Whitney Houston. A rede social divulgou a mensagem sobre a cantora 27 minutos antes dos veículos jornalísticos. O usuário Big Chorizo (@chilemasgrande) foi o responsável por falar primeiro sobre o assunto na rede com o tweet “Minhas fontes dizem que Whitney Houston foi encontrada morta em um hotel em Beverly Hills (…) nada foi noticiado ainda”.

Esse é apenas um exemplo de como as mídias sociais estão produzindo informações cada vez mais rápido em relação às convencionais. Tanto que os próprios veículos já pedem que as pessoas twittem e mandem informações para ajudar a imprensa.

O alcance dos tópicos mais comentados: Trending Topics

Trending topics é a lista dos assuntos mais comentados no mundo em tempo real através do símbolo da hashtag. O uso do # faz com que as informações sejam facilmente encontradas por outros usuários que buscam publicações sobre o mesmo tema.

O trending topics é tão importante que, não raro, se torna responsável por mostrar o que será noticiado pelos veículos de comunicação em algumas horas. Ou seja, o tópico mais comentado no Twitter em dado momento pode acabar virando reportagem dos veículos de comunicação.

Entre elas, uma das hashtag mais famosas no Brasil é o #lingerieday, em que tuiteiras e tuiteiros compartilham uma foto sua usando roupas íntimas na rede social.

Casos “fail” no Twitter…

Através do crescimento da rede social, as empresas vêm tentando fazer do microblog uma espécie de espaço publicitário para seus produtos. Com o crescimento do número de usuários a cada ano que passa, a rede é um ótimo aliado das organizações. Certo? Nem sempre. Foi o caso do uma famosa lanchonete, que fez uma promoção através de uma publicação e não teve o efeito esperado. A campanha, que pedia aos internautas para compartilharem boas lembranças ligadas à marca, sofreu diversas críticas com comentários negativos. Além disso, já houve diversos casos em que usuários fizeram comentários considerados indecentes, racistas ou preconceituosos e foram banidos do Twitter e até mesmo presos.

O Twitter também já teve lá seus casos inusitados. Como no episódio do casamento entre os ingleses Lauren Lane e Daniel Welch, que através de um apelo feito no microblog conseguiram arrecadar a quantia aproximada de R$27 mil para a realização da festa. Recentemente, uma moradora de rua ficou famosa depois que começou a usar o Twitter. AnnMarie Walsh dizia em suas publicações que sentia conforto sabendo que tinha pessoas lendo o que postava. A americana conseguiu um lar temporário, após participar de um evento sobre o Twitter.

Nem tudo é um mar de rosas

Como tudo na Internet, o Twitter também é alvo de vírus e spam. De acordo com a BitDefender, companhia criadora do SafeGo, software para proteção aos usuários do microblog, pelo menos 1% dos 350 bilhões de tweets diários contém links para sites perigosos. Ainda segundo a empresa, cada usuário recebe em média 17 publicações contendo vírus. Isso acontece porque, como os internautas estão acostumados com a mensagem curta, acabam não se preocupando com os links que clicam.

Agora, com seis anos da rede social, o que percebemos é que o Twitter não é apenas uma ferramenta de relacionamento. É um jeito de se conectar com o mundo através de inúmeras possibilidades de criar dinamismo e, não raro, ser responsável por dar voz e popularizar os assuntos e acontecimentos ao redor do planeta.

TechTudo

DE QUEM É A CULPA POR LESAR O TELESPECTADOR? Continue votando na enquete ao lado >>>>

Blog do Alex Carvalho para “CURTIR” no Facebook

Siga o Blog do Alex Carvalho no Twitter

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s